Como tirar a celulite

Setembro 2017

Estima-se que a celulite afete 90% das mulheres. A condição, por outro lado, é altamente rara entre os homens. A celulite, apesar de algumas afirmações contrárias, pode ser tratada e eliminada. Para isso, no entanto, é necessária uma combinação de tratamentos, além de prática de exercícios físicos e mudanças na alimentação. Confira.


O que é a celulite

A celulite, chamada cientificamente de lipodistrofia ginoide, corresponde a alterações nas células causadas pelo acúmulo de gorduras, água e toxinas. Nessa situação, as células se enrijecem e provocam ondulações na pele e os visíveis 'furinhos'. A celulite é mais comum nos membros inferiores, glúteos e abdômen.

Como tirar a celulite

Antes de citar os tratamentos estéticos e caseiros para o combate da celulite, é importante deixar claro que o problema só pode ser enfrentado com adoção de uma dieta saudável e prática regular de atividade física. Além disso, outras técnicas complementam a luta das mulheres contra a celulite.

Alimentação contra a celulite

A adoção de um regime alimentar saudável é essencial para combater a celulite. Beba muita água - cerca de 2 litros por dia - para estimular o funcionamento dos rins e do sistema linfático. Também eleve o consumo de fibras, que regulam o trânsito intestinal. Por fim, evite comidas processadas.

Cremes anticelulite

Os cremes anticelulite não agem sozinhos. Eles são apenas um complemento para outras técnicas empregadas. Seu uso, no entanto, pode acelerar o processo de eliminação ou redução das celulites.

Esfoliação da pele

A esfoliação da pele, feita com sabonetes especiais ou misturas caseiras - como mel e açúcar - também são um importante complemento para outras técnicas de combate às celulites.

Tratamentos estéticos

Alguns tratamentos estéticos são voltados para o combate das celulites. A técnica consiste em massagens aplicadas por um profissional ou tratamentos que exigem a utilização de aparelhos. Este aparelho aspira a pele de maneira cada vez mais forte. Por conta disso, a técnica pode ser dolorosa. São necessárias algumas sessões para a finalização do tratamento.

Como tirar a celulite em casa

Esta técnica de massagem e pressão sobre a pele também pode ser feita em casa, pela própria pessoa. Para isso, é necessário segurar a pele com força na região afetada pela celulite e ir realizando pressão na área enquanto a mão escorrega da pele. É possível utilizar um óleo para auxiliar na massagem. Mulheres que sofrem de varizes ou apresentem hematomas e outras feridas na área coberta pela celulite não devem realizar este procedimento em casa ou em clínicas de estética.

Como tirar celulite com café

Uma dica caseira valiosa para o combate da celulite no bumbum e também nas pernas é o café. A técnica se dá da seguinte maneira. Junte ao longo de alguns dias cerca de uma xícara de borra de café. Aqueça por 30 segundos no microondas e acrescente azeite para ganhar consistência. Depois, aplique a mistura nas celulites fazendo uma massagem com força. Por fim, deixe o café sobre a pele por até 15 minutos. Repita o processo pelo menos duas vezes por semana.

Foto: © luckybusiness - 123RF.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 31 de agosto de 2017 às 13:03 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Como tirar a celulite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.