Benefícios da quinoa

A quinoa é um grão originário da região da Cordilheira dos Andes e comumente utilizada em refeições por habitantes de países andinos, especialmente Peru e Bolívia. Rica em proteínas e ômega 3, a quinoa tem ganhado cada vez mais consumidores por conta dos seus benefícios para saúde e bem-estar.

Composição da quinoa

O principal componente da quinoa são as proteínas,o que lhe garante inclusive o nome de proteína em grão. Além disso, a quinoa apresenta altas concentrações de ômega 3 e 6, carboidratos, ferro, cálcio e fósforo em sua composição. A variedade de substâncias é o que faz com que a quinoa traga tantos benefícios.

Benefícios da quinoa para a saúde

Os benefícios da quinoa são bastante variados. Por ser uma importante fonte de proteínas, a quinoa é indicada para quem pretende ganhar massa muscular. Os ácidos graxos ômega 3 e 6 têm função antioxidante, previnem o envelhecimento e doenças cardiovasculares enquanto a presença de cálcio é fundamental para o fortalecimento de ossos, dentes e articulações.

A quinoa também traz benefícios para o sistema imunológico a partir de suas boas concentrações de zinco e vitaminas do complexo B, que também estimulam a atividade cerebral. Por fim, o grão é um bom aliado na luta pelo emagrecimento já que sua boa quantidade de fibras regula o trânsito intestinal, provoca saciedade e estimula a mastigação.

Benefícios da quinoa para os cabelos

Alguns xampus e condicionadores já têm adotado a quinoa como componente de suas fórmulas. Por ser rica em proteína vegetal e outros nutrientes, a quinoa garante uma série de benefícios para o cabelo, tais como fortalecimento e crescimento dos fios, combate à desidratação e realce do brilho natural do cabelo. Alguns xampus anunciam a presença de quinoa na fórmula com destaque no rótulo. Em outros, é necessário ler as informações, procurando o termo proteína hidrolisada.

Benefícios da quinoa vermelha

É possível encontrar em lojas especializadas e alguns supermercados, um tipo vermelho da quinoa. A composição da quinoa vermelha, no entanto, é bastante similar à quinoa branca. Ela possui mais calorias e menos gorduras, menos proteínas e mais carboidratos, além de quantidade inferior de vitaminas e minerais. Por conta disso, a quinoa vermelha traz os mesmos benefícios da quinoa branca e outras variedades.

Receitas com quinoa

O consumo de quinoa pode ser feito diretamente em sua forma de grãos ou moída. Para a forma em grãos, uma receita bastante prática e muito utilizada pelos povos andinos é o risoto de quinoa, que consiste apenas na substituição do arroz pela quinoa no momento da execução da receita. Por sua alta concentração de proteína, não se recomenda acompanhar este prato com uma carne vermelha, mas preferir um peixe ou frango.

Já a forma moída pode ser utilizada para acompanhar um iogurte ou leite durante o café da manhã ou ser utilizada em sucos ao longo do dia. Também é possível utilizar a quinoa moída - assim como a quinoa em grãos - como ingrediente de uma salada verde.

Foto: © MaraZe - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios da quinoa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade