Atrofia cerebral - Definição

Dezembro 2017


Definição de atrofia cerebral

A atrofia é uma diminuição do tamanho de um órgão ou tecido, em conjunto com uma nutrição insuficiente, resultando em desequilíbrio na formação de novas células, que não compensam a apoptose (morte celular programada). A atrofia cerebral representa, portanto, a diminuição do tamanho do cérebro, afetando uma parte ou a totalidade do órgão.

A atrofia cerebral causa perda de massa cerebral e problemas neurológicos. É possível distinguir a atrofia cerebelar, que afeta o cerebelo e pode ser efeito colateral de câncer digestivo, consumo crônico de álcool ou condição hereditária. Ela se manifesta através de síndrome cerebelar com problemas de equilíbrio e coordenação dos movimentos.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 14:48 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Atrofia cerebral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Atopia - Definição
Atropina - Definição