Gastrite aguda: causas e sintomas

De forma geral, a gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago, porém ela pode ser dividida em duas categorias: gastrite aguda e gastrite crônica.

O que é gastrite aguda

A gastrite aguda é um estágio avançado da gastrite. Se não tratada da forma correta, a gastrite aguda pode evoluir para uma úlcera e, posteriormente, causar um câncer de estômago.

Sintomas da gastrite aguda

Como as paredes do estômago estão lesionadas com feridas, geralmente a gastrite aguda se manifesta por meio de dores muitos fortes. Os pacientes também podem sentir náuseas, queimação, inchaços, arrotos constantes, vômitos e diminuição do apetite.

Causas da gastrite aguda

Há uma série de possíveis causas da gastrite aguda, que vão desde o consumo de cigarro e bebidas até infecção pela bactéria Helicobacter pylori, bem como vírus ou fungos. tratamentos longos com medicamentos fortes, refluxo biliar, má alimentação ou estresse.

Diagnóstico da gastrite aguda

A gastrite aguda é diagnosticada por meio de uma endoscopia, que, através de num tubo flexível com uma microcâmera na extremidade, capta imagens da parte interna do estômago.

Tratamento de gastrite aguda

O tratamento para a gastrite aguda deve ser prescrito por um especialista, porém, grande parte das ações a serem tomadas se relacionam à adoção de hábitos de alimentação saudáveis e o combate a vícios, além de cortar o café, bebidas alcoólicas, chocolate e comidas gordurosas.

Como prevenir a gastrite aguda

Além de adotar hábitos de vida e alimentação mais saudáveis, a gastrite pode ser evitada com o combate a vícios, principalmente o tabagismo.

Gastrite aguda erosiva

A gastrite erosiva ocorre quando o revestimento do estômago inflama e começa a desgastar. A gastrite erosiva pode surgir de repente (aguda) ou se desenvolver ao longo do tempo (crônica).

Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Gastrite aguda: causas e sintomas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade