Sintomas do autismo: como identificá-los

Dezembro 2017

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta geralmente nos três primeiros anos de vida e pode comprometer habilidades de interação social e comunicação. Suas causas ainda não são conhecidas, mas fatores como a genética e agentes externos são fundamentais para o aparecimento dessa condição.


Sintomas do autismo em bebês

Geralmente, os sintomas de autismo são percebidos antes de a criança completar 18 meses de idade. Eles se manifestam por meio de brincadeira de faz de conta e dificuldade de interação social, além de comunicação verbal e não verbal. Em alguns casos, a criança desenvolve normalmente as suas habilidades até os dois anos, mas regride e perde essas capacidades sociais ou linguísticas. Nesse caso, temos o autismo regressivo.

Sintomas do autismo em adolescentes

Os adolescentes portadores de autismo podem apresentar níveis maiores de agressividade, dificuldade de se encaixar em grupos, de manter contato e fazer amizades, bem como a preferência por ficar sozinho.

O autismo em adultos

Adultos já diagnosticados com autismo podem apresentar sensibilidade extrema de visão, audição, tato, olfato ou paladar. Mudanças na rotina também podem gerar alterações emocionais, que podem se manifestar por meio de movimentos corporais repetitivos e apego anormal a objetos.

Causas do autismo

O autismo ainda não tem causa definida, porém acredita-se que há uma combinação de fatores que levam a essa condição. Estima-se que aspectos como herança genética e fatores externos sejam os maiores responsáveis pelo autismo. Entre os fatores externos estão poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, contaminação por mercúrio e sensibilidade a vacinas.

Transtornos parecidos

Alguns transtornos que possuem sintomas parecidos com os do autismo são a Síndrome de Rett, que só ocorre no sexo feminino, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno de Desenvolvimento Pervasivo.

Problemas de comunicação no autismo

Algumas manifestações do autismo incluem a dificuldade de iniciar ou manter uma conversa social, comunicar-se por gestos, não ajustar a visão para olhar objetos que outras pessoas estão olhando, repetir palavras ou trechos como comerciais, usar rimas sem sentido, dificuldade de fazer amigos e falta de empatia.

Foto: © Okzana Kuzmina - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 14 de outubro de 2017 às 20:54 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Sintomas do autismo: como identificá-los', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Obesidade: causas e consequências
Alzheimer: sintomas e tratamento