Furúnculo: sintomas e tratamento

O furúnculo é uma inflamação de um folículo após uma infestação pela bactéria que gera a lesão, aumentando de volume por alguns dias. Em geral, é acompanhado por acúmulo de pus.

O que é furúnculo

O furúnculo, chamado também de foliculite] aguda, é uma infecção de pele surgida na base de um pelo, o folículo sebáceo. O furúnculo tem origem bacteriana, normalmente o estafilococo dourado. Dependendo da área do corpo em que apareça, o furúnculo pode ser muito doloroso. Ele pode surgir nas rosto, ombros, axilas, costas, púbis, nádegas e coxas.

Aspecto do furúnculo

O furúnculo tem aparência de um botão amarelado com entorno avermelhado e inflamado. Como regra geral, a zona afetada fica dolorida e, em alguns casos, mais quente que o restante do corpo. Ele cresce a partir de um folículo, em torno de um pelo. Em alguns dias, o folículo é eliminado, deixando um pequeno buraco de fundo vermelho no local.

Diagnóstico do furúnculo

O diagnóstico do furúnculo é feito através de exame clínico e geralmente não requer nenhum exame complementar. O médico dermatologista examina as lesões e, apenas em casos raros, retira uma amostra para análise laboratorial. Tal teste tem como função determinar a infecção pelo estafilococo dourado.

Tratamento do furúnculo

O tratamento de um furúnculo depende de seu tamanho, tempo de duração e estado de inflamação. Há diversas possibilidades de terapia e apenas um médico dermatologista tem condições de definir qual a ideal para cada paciente.

Pomadas para furúnculo

O mais comum tratamento de furúnculo é o uso de pomadas. Entre as mais conhecidas estão as pomadas de basilicão e beladona, além de produtos à base de sulfato de neomicina. É preciso lavar muito bem a região afetada pelo furúnculo com água e sabão antes de aplicar a pomada, que deve ser passada ao menos três vezes por dia.

Antibióticos para furúnculo

O uso de antibióticos orais também pode ser indicado pelo médico. A prescrição principal é de remédios à base de trimetoprima e sulfametoxazol. Em geral, esta substância é vendida em comprimidos.

Drenagem do furúnculo

Em quadros mais graves, principalmente quando o tratamento foi iniciado tarde ou realizado de maneira incorreta, é preciso drenar a área afetada. Isto é feito em consultório médico e um corte é feito na região para que o pus acumulado seja retirado para que a inflamação regrida.

Tratamento caseiro para furúnculo

O limão é o personagem principal dos tratamentos caseiros contra furúnculo. A maneira mais usual de utilizar a fruta para combater a inflamação é em compressas, que devem ser aplicadas durante 10 minutos sobre a área lesionada. O procedimento deve ser repetido, sempre com a troca da gaze utilizada, até que o furúnculo se abra e o pus comece a vazar.

Foto: © maredov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Furúnculo: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade