Soluços: causas e como combater

O soluço é um mal estar que pode incomodar bastante a pessoa e perdurar por minutos e até horas. Conhecer suas origens e saber como combatê-lo é fundamental para identificar quando é necessário, inclusive, procurar ajuda médica.

Causas dos soluços

O soluço é causado por uma estimulação do nervo vago, que se localiza no cérebro e irriga o estômago ou o diafragma. Geralmente, fatores como uma mudança brusca na temperatura ou a ingestão de bebidas com gás são as principais causas dos soluços, que também podem ter origem na ingestão de uma grande quantidade de comida, bebidas alcoólicas, anestesia, insuficiência renal,respiração rápida, pneumonia, hepatite, tumor cerebral, traumatismo e pancreatite.

Soluços em bebês

Bebês são mais suscetíveis a terem crises de soluço, pois ainda não controlam adequadamente o diafragma. Na maioria dos casos, o soluço em bebês não é grave e passa sozinho ou depois de a criança mamar.

Origem do som do soluço

O som característico do soluço vem de um espasmo no diafragma, acompanhado pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões.

Soluções caseiras para o soluço

Há diversas ações feitas em casa que podem acabar com o soluço. A principal delas é segurar a respiração por dez segundos e, depois, relaxar. Beber lentamente um copo de água, tampar os ouvidos por alguns segundos, mastigar e engolir uma porção de miolo de pão, levar um susto, rir bastante e mexer no céu da boca com um cotonete são outros truques caseiros para acabar com os soluços.

Soluços crônicos

Algumas pessoas sofrem com soluços constantes, que aparecem com muita frequência. Isso pode indicar problemas no sistema digestivo gerados por hábitos como comer em excesso, ingerir alimentos apimentados e consumir bebidas gaseificadas. O refluxo pode ser outra causa. Doenças como obstrução intestinal e processos inflamatórios como apendicite, diverticulite e pancreatite podem ser iniciados com soluços frequentes.

Foto: © vgstudio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Soluços: causas e como combater', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade