Catapora: sintomas e tratamento

A catapora é uma doença viral muito contagiosa que normalmente afeta crianças com menos de 10 anos. Geralmente sem gravidade, ela, no entanto, pode dar origem a uma infecção bacteriana que demanda tratamento com antibióticos. Em adultos, a doença pode provocar pneumonia ou encefalite, deixando sequelas neurológicas. O segundo quadro, porém, costuma afetar apenas pacientes com imunidade baixa. Também há riscos maiores em caso de infecção de grávidas.

Sintomas da catapora

A erupção cutânea provocada pelo vírus se caracteriza pela aparição de pequenas bolhas espalhadas por todo o corpo. Aos poucos, as bolhas se transformam em crostas e, em seguida, começam a cair. As lesões podem ocorrer até mesmo na boca e no couro cabeludo. Em qualquer fase, a doença causa muita coceira.

Quanto tempo dura a catapora

O período de incubação do vírus dura aproximadamente 14 dias, mas as lesões podem começar a desaparecer a partir do 7º dia de infecção. O contágio da doença pode ocorrer até que a última bolha se transforme em crosta.

Catapora em bebês

A catapora representa perigo para mulheres grávidas não imunizadas e para bebês imunodeficientes. Se a doença for contraída pela mãe antes da semana 20 da gravidez, ela pode ser transmitida ao feto e provocar a chamada fetopatia cataporiana, que causa malformações graves e pode levar à morte. Já se a transmissão se der pouco antes do parto ou nos dias seguintes à gestação, ocorre a catapora neonatal, que traz complicações pulmonares e neurológicas.

Tratamento da catapora

Em primeiro lugar, é preciso consultar um médico para garantir o diagnóstico da catapora, comprovar ausência de complicações e definir o tratamento. Em seguida, é necessário desinfetar as lesões com uso de solução antisséptica e iniciar o tratamento com medicamento anti-histamínico para impedir que a criança se coce, o que infeciona as lesões e pode deixar cicatrizes.

Por fim, mas não menos importante, deve-se estar atento para possíveis sinais de gravidade da catapora, como febre alta, dores abdominais, vômitos, infecções das lesões que podem exigir nova consulta médica.

Tratamento caseiro da catapora

Alguns alimentos ajudam no combate à catapora, entre eles estão a laranja, cebola, inhame e agrião. Além disso, banhos quentes com chá de sabugueiro auxiliam no alívio das coceiras.

Foto: © Roblan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Catapora: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade