Benefícios da clorofila

A clorofila é um composto químico fundamental das plantas. O pigmento é responsável pela coloração verde da maioria delas. A clorofila atua, junto com a luz, na fotossíntese, processo metabólico pelo qual as folhas se nutrem. A estrutura molecular da clorofila parece muito com o sangue. A hemoglobina - proteína do sangue responsável por sua cor vermelha e pelo transporte de oxigênio para os tecidos - tem estrutura muito similar à clorofila.

Benefícios da clorofila para a saúde

A clorofila tem sua infinidade de propriedades e benefícios para a saúde e o bom funcionamento do organismo humano. Consumir clorofila regularmente ajuda na oxigenação e produção do sangue. Com isso, todos os órgãos, particularmente o coração, se beneficiam. A abundância de oxigênio favorece, por outro lado, a desintoxicação do organismo. A clorofila também é importante para prevenir efeitos nocivos da radiação já que possui a capacidade de reunir e eliminar metais pesados das células.

Para que serve a clorofila

A clorofila contribui para a limpeza do cólon e para a proliferação da flora intestinal, evitando o surgimento de doenças no órgão. Além disso, ela reduz os níveis de colesterol e fortalece o sistema imunológico. Por fim, a clorofila melhora o funcionamento do sistema digestivo, é anticancerígena e tem poder anti-inflamatório e antioxidante por sua alta concentração de vitaminas A, E e C.

Como ingerir clorofila

Existem diversas maneiras de incorporar a clorofila na dieta, sendo a principal delas o consumo de vegetais verde-folhosos. Os vegetais mais ricos em clorofila são espinafre, alface, acelga, couve e rúcula. Algas e raízes também têm boas taxas de clorofila em suas composições.

Suco de clorofila

O consumo diário de bebidas verdes ou vitaminas com vegetais verdes permite ao indivíduo aproveitar as propriedades da clorofila de maneira concentrada. O ideal é consumir os produtos ainda frescos e com o mínimo de conservantes e produtos químicos nele.

Para que serve a clorofila em cápsulas

Tomar clorofila em cápsulas - facilmente encontrada em lojas especializadas em produtos naturais - permite incorporar ao organismo, de forma química, a clorofila presente de modo natural nos alimentos.

Efeitos colaterais da clorofila

Assim como medicamentos, a clorofila em forma de cápsulas pode provocar efeitos colaterais. Entre eles estão a coloração mais esverdeada de dentes, língua, urina e fezes e ocorrência de diarreias. O correto é consultar o médico ao primeiro sinal de qualquer efeito colateral associado ao consumo de clorofila.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios da clorofila', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade