Causas das fezes amarelas

As fezes amarelas podem ser causadas por problemas como infecções intestinais, doença celíaca ou alimentação rica em gordura e necessitam de investigação para identificação da sua origem e realização de tratamento adequado.

O que fazer ao evacuar fezes amarelas

Quando perceber que suas fezes estão amareladas, é necessário também observar cheiro e formato das fezes. Em seguida, procure um especialista e relate a aparência das fezes para ele. Em geral, o médico pedirá um exame de fezes para fazer sua própria análise do problema e buscar identificar uma das causas possíveis das fezes amareladas. Exames complementares podem ser indicados em caso de dúvida ou para confirmar um diagnóstico de problemas hepáticos ou pancreáticos, por exemplo.

Causas das fezes amarelas

As causas para o aparecimento das fezes amarelas podem ser várias. Confira algumas delas.

Alimentação rica em gorduras

Ingerir gordura em excesso dificulta a digestão, especialmente em pessoas que costumam fazer uma alimentação balanceada. Caso essa seja a causa do problema, a recomendação é reduzir a quantidade de gordura e alimentos processados,

Infecção intestinal

Além das fezes amareladas, a infecção intestinal pode gerar sintomas como dor abdominal ou diarreia. Para tratar isso, recomenda-se ingerir muita água e alimentos de fácil digestão, evitando os mais gordurosos e processados.

Problemas no fígado ou vesícula

Quadros de hepatite, cirrose ou cálculos na vesícula biliar fazem com que menos bile chegue ao intestino, prejudicando a digestão das gorduras e fazendo com que as fezes fiquem amareladas. Dor abdominal também pode aparecer nesse caso.

Problemas no pâncreas

O mau funcionamento do pâncreas faz com que as fezes fiquem amareladas ou esbranquiçadas, além de fazer com que tenham aspecto espumoso. Pancreatite, câncer no pâncreas, fibrose cística e obstrução do canal pancreático são as principais causas desse problema.

Giardíase

Causada pela giárdia, essa doença intestinal provoca fezes amareladas, náuseas, dor de cabeça, febre e perda de peso.

Doença celíaca

Intolerância severa ao glúten, a doença celíaca causa irritação e má absorção intestinal quando o paciente ingere alimentos como trigo, centeio ou cevada.

Certos medicamentos

Medicamentos para emagrecer diminuem a absorção de gordura no intestino, podendo causar alteração na cor das fezes. Este é um dos motivos para não utilizar este tipo de remédio.

Foto: © Mi.Ti. - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas das fezes amarelas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade