Pés inchados: causas e tratamento

O inchaço nos pés é um sintoma comum e, na maioria dos casos, não exige tratamento especial. Entretanto, quando acompanhados por outros sintomas, os pés inchados podem representar problemas de saúde.

Causas dos pés inchados

Como são diversas as possibilidades de causas dos pés inchados, reunimos, a seguir, as principais, além de apenas caminhar ou ficar em pé por longos períodos.

Gestação

Alguns tipos de inchaço nos pés são normais na gravidez, porém, inchaço excessivo ou súbito pode indicar um quadro de pré-eclampsia, condição que põe em risco a gestação. Na maioria dos casos, o inchaço nos pés que merece atenção na gravidez vem acompanhado por dor abdominal, dor de cabeça, micção frequente, náuseas e vômitos.

Lesões no pé ou tornozelo

Lesões podem ocasionar inchaço, especialmente se a área atingida for o tornozelo. A recomendação, nesse caso, é descansar as pernas e pés e fazer compressas de gelo. Caso não melhore, o mais indicado é procurar ajuda médica.

Linfedema

Problemas linfáticos podem gerar inchaços que, se não forem tratados, prejudicam a cicatrização de feridas e pode levar a infecções e deformidades. Massagens e drenagem linfática são boas medidas para combater esse desconforto, porém um linfedema requer cuidados médicos.

Insuficiência venosa

Essa condição gera inchaço nos pés e tornozelos e é causada pela má circulação do sangue das veias das pernas e pés até o coração. A insuficiência venosa crônica pode levar a alterações cutâneas, úlceras de pele e infecção.

Infecção nos pés

Pessoas com neuropatia diabética ou outros problemas nos nervos dos pés têm mais chances de contrair infecções nos membros inferiores. Diabéticos precisam inspecionar diariamente os seus pés para detectar bolhas e feridas e, se localizar alguma, procurar um especialista.

Coágulo de sangue

Esses coágulos podem ser superficiais (ocorrem nas veias logo abaixo da pele) ou profundos, condição conhecida como trombose venosa profunda. Eles devem ser tratados com cuidado, pois podem ser fatais. Inchaços nos pés acompanhados por dor, febre baixa e, possivelmente, mudança na cor da perna afetada, exigem uma consulta imediata a um médico.

Doença nos rins, coração ou fígado

O inchaço nos pés e tornozelos pode indicar um problema no coração, fígado ou rins. Se o seu inchaço for acompanhado de outros sintomas, incluindo fadiga, perda de apetite e ganho de peso, consulte o seu médico imediatamente.

Efeito colateral de medicamentos

Hormônios, esteroides, antidepressivos, medicamentos para diabetes e outros tipos de remédios provocam o inchaço das pernas e pés como efeito colateral, que deve ser investigado por um médico.

Como evitar o inchaço dos pés

Na maioria dos casos, o repouso é o melhor remédio para combater o inchaço nos pés. Manter os pés para cima e fazer compressas são boas medidas, além de praticar exercícios físicos regularmente. Caso os sintomas não desapareçam, procure um médico.

Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pés inchados: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade