Artemísia: o que é e para que serve

A artemísia é uma planta medicinal, conhecida também como erva-de-fogo, erva-de-são-joão, rainha das ervas, urtemige, matricária e camomila do campo.

Indicação da artemísia

A artemísia é muito utilizada pelas mulheres para tratar problemas do aparelho urogenital. Com nome científico de Artemisia vulgaris, ela pode ser adquirida em feiras livres e lojas de produtos naturais.

Quando consumir a artemísia

A artemísia auxilia no tratamento de anemia, cólicas, gastrite, nervosismo, nevralgia, mau hálito, falta de apetite e ciclo menstrual irregular.

Como ingerir a artemísia

Essa planta não deve ser ingerida crua e, por isso, é recomendável que se faça um chá com suas folhas, flores e rizoma.

Chá de artemísia

Para preparar uma infusão com essa planta, coloque duas colheres das folhas em 1 litro de água fervente. Deixe descansar por dez minutos, coe e beba, no máximo, duas xícaras por dia.

Efeitos colaterais da artemísia

Entre os efeitos colaterais da artemísia estão vasodilatação, convulsões e reações alérgicas.

Contraindicações da artemísia

A artemísia não deve ser consumida por gestantes e mulheres que estão amamentando. Além disso, ela é contraindicada durante o período menstrual.

Foto: © karandaev - 123RF.com.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Artemísia: o que é e para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.