HDL: o colesterol bom

O HDL é uma sigla, em inglês, utilizada para designar um dos tipos de lipoproteínas que transporta o colesterol no sangue. Denominado ‘bom colesterol, o HDL, assim como o LDL, é produzido pelo fígado e está presente em todas as células do corpo.

Significado de HDL

HDL é a sigla de high density lipoproteins, que significa lipoproteínas de alta densidade. Capaz de absorver os cristais de colesterol depositados nas artérias e levá-los de volta ao fígado para serem eliminados, o HDL reduz o risco de doenças do coração.

Como elevar a taxa de HDL

Uma alimentação correta é fundamental para elevar os níveis de HDL no sangue. Entre as medidas recomendadas estão evitar açúcar e alimentos com gorduras trans, elevar o consumo de alimentos riscos em ômega 3, 6 e 9, como salmão, atum e sardinha. Praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana também é importante para manter o HDL alto.

HDL baixo

Não há nenhum indício de que o nível de colesterol bom no sangue esteja baixo, porém sinais como gordura abdominal, sedentarismo e má alimentação podem elevar o LDL e baixar o HDL. Um exame de sangue poderá avaliar as taxas de colesterol, que, se estiver muito alto, requer acompanhamento médico.

Fatores que reduzem o nível de HDL

Alguns fatores genéticos podem reduzir os níveis de HDL no sangue, bem como sedentarismo, má alimentação, tabagismo, diabetes, gordura no abdômen, triglicerídeos altos e uso de medicamentos hormonais.

Valores ideias de HDL

Para que seja considerado bom, o HDL deve ser acima de 45 mg/dL. Quando estiver abaixo dessa marca, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares, podendo ocasionar infarto do miocárdio, trombose venosa profunda, AVC e doenças arteriais.

Foto: © S_L - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'HDL: o colesterol bom', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade