Quando e como ingerir a isoflavona

A isoflavona, substância obtida da soja, é um composto que pode ser utilizado para reduzir os sintomas da menopausa, TPM e osteoporose, além de reduzir os níveis do LDL, chamado popularmente de colesterol ruim.

Benefícios da isoflavona

A isoflavona é indicada principalmente para mulheres na menopausa. Ela é utilizada para reduzir as ondas de calor, características deste período da vida, melhorar o humor e o estado psicológico da mulher.

Para que serve a isoflavona

Além da ação sobre mulheres na menopausa e TPM, a isoflavona atua na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, proteger os ossos contra a osteoporose e reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Como tomar a isoflavona

Recomenda-se que a isoflavona seja ingerida apenas sob prescrição médica. A ingestão ideal de isoflavona de soja é de cerca de 40 miligramas por dia, que pode ser consumida em forma líquida ou cápsulas.

Isoflavona e reposição hormonal

Atualmente, a isoflavona da soja tem sido receitada como uma das alternativas de reposição hormonal para mulheres, pois, por ser um produto mais natural, tende a provocar menos efeitos colaterais que aqueles oriundos de tratamentos com hormônios sintéticos.

Efeitos colaterais da isoflavona

Em algumas pessoas, a isoflavona pode alterar o bom funcionamento da tireoide e, por isso, seu uso deve ser feito sob orientação médica.

Contraindicações da isoflavona

Mulheres que possuam alergia à soja não devem ingerir esse produto, assim como crianças, gestantes e mulheres amamentando.

Foto: © Jeanette Dietl - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Quando e como ingerir a isoflavona', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.