Elíptico e esteira: vantagens e indicações

No momento de fazer exercícios para emagrecer ou manter o peso, surge a dúvida sobre qual equipamento é mais eficiente e traz mais vantagens. Para atividades que trabalham o corpo todo, há a esteira e o elíptico.

Benefícios do elíptico para emagrecer

O aparelho elíptico tem como principal vantagem poupar as articulações e reduzir a sensação de esforço na comparação com a esteira. Nele, pode-se queimar de 200 a 400 calorias por hora e o condicionamento físico obtido é quase o mesmo que na esteira.

Benefícios da esteira para emagrecer

A esteira oferece a possibilidade de regular a inclinação e a velocidade, fazendo com que o gasto calórico seja maior. Entretanto, há maior impacto sobre as articulações dos joelhos e tornozelos, podendo levar a lesões.

Como utilizar o elíptico

O elíptico, além de trabalhar os músculos da perna, atua no peitoral, deltoide, bíceps e tríceps. Ele é mais indicado para quem está muito acima do peso, não tenha uma bom condicionamento físico e para os que estão se recuperando de alguma lesão. Para utilizá-lo, o ideal é não segurar nas barras enquanto desliza, pois isso diminui a eficiência do exercício.

Como utilizar a esteira

A esteira trabalha mais os músculos das pernas, favorecendo o contorno corporal. Também não é recomendável segurar nas barras enquanto caminha ou corre exatamente para treinar equilíbrio e direção enquanto pratica o exercício. Uma pisada correta também é essencial para reduzir os riscos de lesões.

Elíptico ou esteira: qual é o melhor

Para perder peso, barriga ou gordura localizada, ambos os aparelhos são eficientes. A esteira, no entanto, permite que a pessoa aumente o esforço elevando a inclinação e a velocidade do aparelho, porém eleva os riscos de lesões nos joelhos e tornozelos.

Precauções ao usar elíptico ou esteira

Recomenda-se, antes de iniciar qualquer tipo de exercício, fazer uma avaliação médica para verificar qual é a atividade mais indicada. Talvez seja necessário fazer algum tipo de fortalecimento antes de iniciar o treino na esteira para minimizar o risco de lesões.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Elíptico e esteira: vantagens e indicações', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade