Complexo B: para que serve e como tomar

O complexo B é o conjunto das oito vitaminas B - B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas podem ser encontradas em separado em diversos tipos de alimentos ou em conjunto em cápsulas, gotas ou injetáveis. As vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento do organismo.

Para que serve o complexo B

Apesar de atuarem em conjunto em diversas funções do corpo, cada vitamina do complexo B apresenta benefícios específicos. A vitamina B1 (tiamina) atua na produção de células e protege o sistema imunológico. A vitamina B2 (riboflavina) é antioxidante e produz glóbulos vermelhos. A vitamina B3 (niacina) eleva a taxa de colesterol bom (HDL). A vitamina B5 (ácido pantotênico) produz hormônios sexuais, como a testosterona.

A vitamina B6 (piridoxina) atua sobre o humor e sono da pessoa ao ser importante para a produção de serotonina, melatonina e norepinefrina. A vitamina B7 (biotina) controla níveis de glicose e está ligada à saúde dos cabelos, pele e unhas. A vitamina B9 (ácido fólico) é essencial para grávidas suportarem o crescimento do bebê e prevenir malformações neurológicas. Por fim, a vitamina B12 (cobalamina) produz glóbulos vermelhos.

Como tomar complexo B

As vitaminas do complexo B podem ser obtidas separadamente por meio da ingestão de alimentos ou em conjunto através do uso de suplementos vendidos em forma de gotas, cápsulas ou líquido injetável.

Fontes de complexo B

Cada vitamina do complexo B apresenta fontes particulares. Para se obter uma boa dose de cada uma das substâncias, o importante é manter uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais, como cereais não refinados, laticínios, frutas, legumes e verduras.

Complexo B em gotas

O complexo B em gotas é uma opção para suplementação das vitaminas. O produto não apresenta efeitos colaterais importantes, mas só deve ser utilizado sob prescrição médica. Seu preço fica em torno de R$ 30 para embalagens com 125 mililitros.

Complexo B injetável

A forma injetável do complexo B também é bastante utilizada. Em geral, recomenda-se a injeção de uma ampola a cada dois dias. Os preços ficam próximos a R$ 12 para 20 ml do produto.

Complexo B engorda

A ingestão de vitaminas do complexo B não engorda já que nenhuma das vitaminas possui calorias. O que ocorre é que a carência nessas vitaminas provoca, em geral, perda do apetite. Ao ajustar as taxas da vitamina no organismo e recuperar o apetite, há risco da pessoa aumentar sua quantidade de alimentos ingeridos e engordar.

Foto: © Maksym Yemelyanov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Complexo B: para que serve e como tomar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade