Como fazer o soluço parar


O soluço é um fenômeno causado pela estimulação do nervo vago, que se localiza no cérebro e irriga o estômago e o diafragma. Quando há mudança brusca de temperatura ou se ingere bebidas com gás, ele pode ser acionado, gerando o soluço. Veja como pará-lo.

Causas do soluço

O soluço pode também ser causado pela ingestão de uma grande quantidade de comida, gargalhadas intensas, bebidas alcoólicas, derrame cerebral, traumatismo, tumor cerebral, anestesia, insuficiência renal, respiração rápida e ofegante, hepatite, pneumonia e pancreatite.

Como parar o soluço

Parar a respiração por alguns instantes, voltando a respirar depois e ingerindo um copo de água gelada é uma das medidas para combater o soluço. Em casos persistentes e que durem horas, é recomendável procurar ajuda médica.

Remédio caseiro para curar o soluço

A água é um ótimo remédio caseiro para combater o soluço e, por isso, recomenda-se beber um copo de água fria ou fazer gargarejos com água quando estiver soluçando. Ingerir gelo picado também pode ajudar a combater o soluço, pois isso estimula o nervo vago.

Como curar o soluço de bebês

Para combater o soluço em bebês deve-se colocá-lo para mamar porque o estímulo da sucção bloqueia o reflexo do soluço, que geralmente é ocasionado pelo fato de o diafragma do bebê ainda não estar completamente desenvolvido. Caso o bebê tenha mamado há pouco tempo, o melhor a se fazer é deixá-lo de pé depois de mamar para que ele possa arrotar.

Foto: © Piotr Marcinski - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como fazer o soluço parar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade