Causas da sonolência excessiva

Novembro 2017

O sono excessivo é um distúrbio que faz com que uma pessoa tenha dificuldade para se manter acordado durante o dia. A média de sono em adultos é de oito horas por noite, porém há quem durma menos e se sinta bem. Pessoas que dormem mais de 10 horas por noite podem ser portadoras de sonolência excessiva.


Prejuízos do sono excessivo

Em excesso, o sono gera prejuízos no desempenho escolar, profissional, social e afetivo, além de gerar déficits cognitivos e aumentar o risco de acidentes.

Causas do sono excessivo

Esse sintoma pode ser causado por privação de sono involuntária, síndrome de apnéia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas, medicamentos, narcolepsia, distúrbios do ritmo circadiano e hipersonia idiopática.

Sono em excesso na gravidez

Gestantes costumam ter muito sono, especialmente no início da gravidez. Isso é causado pelo aumento nos níveis de progesterona, fenômeno normal na gestação. Geralmente, mulheres grávidas sentem muito sono durante o dia, mas, à noite, têm dificuldades para dormir e, por isso, o ideal é tirar um cochilo à tarde, se possível.

Tratamento do sono em excesso

O tratamento da sonolência excessiva deve, primeiramente, descobrir as causas do problema. Um médico especialista em distúrbios do sono fará o diagnóstico correto e o tratamento adequado para cada caso.

Foto: © lenetstan - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 14 de outubro de 2017 às 17:56 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Causas da sonolência excessiva', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.