Exercícios para perder a barriga

Perder a barriga é o objetivo de muita gente. Os famosos pneuzinhos incomodam e, para fazê-los sumir, é preciso combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos. Ainda que certas atividades, como a prática de esportes e caminhadas, ajudem a entrar em forma, alguns exercícios específicos podem ser feitos para definir o abdômen. Essas atividades, além disso, podem ser realizadas dentro de casa.

Abdominal cruzado

As abdominais são o mais conhecido exercício para perder a barriga. Além da forma clássica, o chamado abdominal cruzado promove definição mais acelerada do abdômen. O exercício é feito com as pernas erguidas e cruzadas, com um tornozelo sobre o outro joelho. Levante o tronco em direção à perna cruzada até que seu cotovelo encoste no joelho dobrado. Repita a ação para o outro lado depois.

Flexão de braço

A flexão de braço é outro exercício bastante conhecido, mas deve ser feito corretamente para ser eficaz para a perda de barriga. Ajoelhe-se e coloque as mãos espalmadas e paralelas do chão. Depois, estique a perna e deixe-as apoiadas apenas na ponta dos pés. A partir daí, flexione os braços até o tronco ficar bem próximo do chão e suba.

Agachamento

O agachamento pode ser feito em academias com uso de peso, mas é possível realizar o exercício em casa. Para isso, alongue os braços para frente e flexione os joelho. Desta posição, comece a agachar e levantar sempre devagar. Mantenha as pernas paralelas.

Elevação de pernas e tronco

O exercício de elevação de pernas e tronco é simples e muito eficaz para o fortalecimento do abdômen, pernas e quadris. Deite-se no chão de barriga para cima e com as pernas esticadas e unidas. Na sequência, erga o tronco e as pernas ao mesmo tempo, apoiando o corpo apenas sobre os glúteos. Mantenha a posição por até 10 segundos e volte a se deitar. Repita o exercício por 12 vezes.

Chute tesoura

Para fazer o chute tesoura, deite de barriga para cima e coloque as mãos espalmadas sob os glúteos. Depois, erga uma perna até formar um ângulo de 90° com o restante do corpo. Volte à posição original e faça o mesmo com a outra perna. Aos poucos será possível adicionar pesos nos calcanhares para fortalecer ainda mais as pernas e abdômen.

Foto: © Jason Stitt - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Exercícios para perder a barriga', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade