Vitamina B12: fontes, carência e excesso

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma vitamina hidrossolúvel armazenada pelo organismo e que participa de diversos processos corporais. Sua falta está associada à ocorrência da anemia perniciosa. Suas principais fontes são alimentos de origem animal.

Para que serve a vitamina B12

A vitamina B12 é indispensável para a produção de hemácias (glóbulos vermelhos), síntese de neurotransmissores, manutenção da integridade do sistema nervoso e também para o metabolismo das células.

Alimentos que contêm vitamina B12

Para manter o nível de vitamina B12 no organismo em boa quantidade, é essencial o consumo de alimentos ricos na substância. As principais fontes de vitamina B12 são os produtos de origem animal, tais como peixes, carnes, ovos e leite. Para vegetarianos, há produtos enriquecidos com vitamina B12, como cereais matinais, alimentos à base de soja e achocolatados. Além disso, é possível realizar suplementação de vitamina B12 com acompanhamento médico.

Vitamina B12 baixa

A falta de vitamina B12 no organismo é geralmente causada por déficit do fator intrínseco, proteína que atua no processo de absorção das vitaminas. Além disso, fatores como idade, abuso de álcool e tabagismo reduzem a capacidade do organismo em absorver a vitamina B12, entre outras substâncias. A baixa na taxa de vitamina B12 no corpo provoca principalmente a redução no número de hemácias no sangue e, consequentemente, a ocorrência da chamada anemia perniciosa ou megaloblástica. A carência de vitamina B12 também provoca queda de cabelo, dificuldade de concentração, memória reduzida e fadiga excessiva.

Vitamina B12 alta

Algumas pessoas também podem sofrer com excesso de vitamina B12 na corrente sanguínea. Isto pode se dever a casos de leucemia mieloide crônica e outras síndromes mieloproliferativas, cirrose hepática e câncer de fígado.

Análise sanguínea de vitamina B12

Muitos são os fatores que podem levar um médico a prescrever um exame de sangue para medição da taxa de vitamina B12. Entre eles estão quadro anêmico, palpitações e dificuldade para respirar, náuseas constantes, transtornos digestivos, prisão de ventre, perda de apetite e transtornos neurológicos, como formigamento dos membros, dificuldade para caminhar, distúrbios do humor, perda de memória e demência.

Foto: © Hemarat Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Vitamina B12: fontes, carência e excesso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade