Remédio caseiro para dor de ouvido

A dor de ouvido, também conhecida como otite, é uma inflamação nessa região que pode ser causada por diversos fatores. Geralmente, ela pode ser combatida em casa mesmo, porém há casos mais graves que necessitam de avaliação médica.

Como aliviar a dor de ouvido

Uma medida para aliviar a dor de ouvido é cobrir a região com um pano aquecido. O calor gerará uma vasodilatação que aliviará a dor. Colocar azeite quente, como pregam algumas crenças populares, não é indicado, já que pode queimar a região ou piorar o quadro.

Dor de ouvido causada pela água

Quando você sente que há água dentro do ouvido, gerando dor, uma recomendação é virar o pescoço de lado, para o lado do ouvido que dói, e dar alguns pulos em um pé só com a cabeça virada. Isso faz com que a água saia.

Remédio caseiro para dor de ouvido com camomila

O chá de camomila ou verbasco ajuda a combater a dor de ouvido. Para isso, é recomendável preparar um chá e molhar um pedacinho de algodão com a infusão. Esprema para retirar o excesso e coloque o algodão no ouvido.

Remédio caseiro para dor de ouvido em bebês

Um remédio caseiro para dor de ouvido em bebês é passar uma fralda com o ferro de passar roupa e colocá-la perto do ouvido do bebê depois de morna.

Foto: © Dora Zett - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio caseiro para dor de ouvido', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade