Como melhorar a postura corporal

A má postura necessita de medidas como o fortalecimento dos músculos das costas e da região abdominal, evitando que os ombros fiquem caídos e voltados para a frente, o que causa uma postura popularmente chamada de corcunda.

Exercício para melhorar a postura corporal

Existem exercícios simples e eficientes para ajudar a corrigir a postura. Um deles deve ser feito em pé, encostado em uma parede. Mantenha os joelhos flexionados para que as costas e a cabeça estejam totalmente em contato com a parede. Na sequência, posicione os braços dobrados com a palma da mão para cima, encostando-os na parede. Fique parado nesta posição por dois minutos, todos os dias. Após uma semana, aumente um minuto.

Exercícios para melhorar a postura corporal na academia

Além da musculação, essencial para fortalecer os músculos das costas e do pescoço, alongamentos também elevam a elasticidade dos músculos, bem como pilates, natação e Reeducação Postural Global (RPG).

Exercícios para melhorar a postura dos ombros

Se você tem ombros caídos para a frente, experimente fazer o exercício de encolher o queixo. Você pode fazê-lo estando de pé ou sentado. Uma opção é ficar de pé, de costas para uma parede, e empurrar seu queixo para baixo até que seu pescoço encoste a parede e seus ombros caiam para trás. Repita este movimento por dez vezes a cada série, várias vezes ao dia.

Como melhorar a postura das costas

Um exercício para ajudar a corrigir a posição das costas deve ser feito com a pessoa deitada em um colchonete, levantando os braços até a cabeça e pressionando-os contra o colchão. Fique nessa posição por cerca de 20 a 30 segundos, relaxando enquanto respira fundo, Repita o exercício cinco vezes.

Foto: © undrey - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como melhorar a postura corporal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade