Fosfato de sódio monofásico: o que é

Dezembro 2017

O fosfato de sódio monofásico é um micro-clister com efeito laxante. Sua eficácia é alta, ocorrendo em menos de cinco minutos.


Quando utilizar o fosfato de sódio monofásico

Esse princípio ativo é recomendado para alguns casos de prisão de ventre, gases e preparação para alguns exames de intestino, como radiografia com contraste, por exemplo.

Contraindicações do fosfato de sódio monofásico

Pessoas com diverticulite não devem fazer uso desse medicamento.

Efeitos adversos do fosfato de sódio monofásico

Em alguns casos, ele pode provocar intensa dor abdominal momentos antes da evacuação. Pode, ainda, haver irritação da pele próxima à região do reto, queimação, coceira, dor ou sangramento retal.

Como utilizar o fosfato de sódio monofásico

A ponta do clister deve ser introduzida no ânus e apertada até que todo o conteúdo da embalagem seja introduzido. Na sequência, deve-se esperar entre 2 a 5 minutos. Para aumentar a eficácia do medicamento, recomenda-se deitar.

Foto: © Fernando Valero Quesada - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 4 de outubro de 2017 às 16:41 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Fosfato de sódio monofásico: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Vírus H1N1 em grávidas
Homeopático com efeito laxante: como tomar