Fosfato de sódio monobásico: o que é

O fosfato de sódio monobásico é um microclister com efeito laxante. Sua eficácia é alta, ocorrendo em menos de cinco minutos.

Quando utilizar o fosfato de sódio monobásico

Esse princípio ativo é recomendado para alguns casos de prisão de ventre, gases e preparação para alguns exames de intestino, como radiografia com contraste, por exemplo.

Contraindicações do fosfato de sódio monobásico

Pessoas com diverticulite não devem fazer uso desse medicamento.

Efeitos adversos do fosfato de sódio monobásico

Em alguns casos, ele pode provocar intensa dor abdominal momentos antes da evacuação. Pode, ainda, haver irritação da pele próxima à região do reto, queimação, coceira, dor ou sangramento retal.

Como utilizar o fosfato de sódio monobásico

A ponta do clister deve ser introduzida no ânus e apertada até que todo o conteúdo da embalagem seja introduzido. Na sequência, deve-se esperar entre 2 a 5 minutos. Para aumentar a eficácia do medicamento, recomenda-se deitar.

Foto: © Fernando Valero Quesada - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Fosfato de sódio monobásico: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.