O que é e como ocorre a ovulação

A ovulação acontece quando o corpo da mulher está preparado para conceber um bebê. Esse processo se dá ao mesmo tempo em que o período fértil se manifesta.

Sinais da ovulação na mulher

O organismo deixa alguns indícios de que a mulher está ovulando. O aumento de secreções, da temperatura corporal, do desejo sexual, do apetite e da fragilidade emocional estão presentes nesse momento.

Diferença entre ovulação e período fértil

A ovulação acontece durante o período fértil da mulher, que é quando ela tem mais chances de engravidar. Se não há ovulação, consequentemente, não há período fértil. A ovulação acontece quando o óvulo amadurece dentro do ovário e é encaminhado para as trompas de Falópio.

Quando acontece a ovulação

Em uma mulher com ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre 14 dias após o primeiro dia do ciclo menstrual. Normalmente, a mulher ovula ao longo desses dias, mas também podem acontecer ovulações fora desse período.

Como calcular a ovulação para engravidar

O período em que há mais sucesso na tentativa de engravidar é entre 11 a 16 dias após o último dia da menstruação. Para aumentar as chances de gravidez, a mulher deve calcular o período fértil e ter relações sexuais sem métodos contraceptivos.

Foto: © Tefi - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que é e como ocorre a ovulação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade