Como medir a frequência cardíaca

Saber sua frequência cardíaca ajuda a conhecer melhor o seu corpo durante exercícios físicos e determinar os limites.

Calculando a Frequência Cardíaca Máxima

Para calcular a sua Frequência Cardíaca Máxima (FCM), subtraia sua idade de 220. Por exemplo: alguém de 35 anos deve subtrair essa idade de 220, que resultará em 185. Assim, a FCM dela é de é 185 batimentos por minuto (bpm).

Fórmula de Tanaka para medir a frequência cardíaca

A fórmula de Tanaka segue o seguinte esquema: 208 – 0,7 x idade. O resultado obtido indica a faixa que a pessoa deve manter. Neste caso, um paciente com 35 anos (208 - 24,5) teria frequência cardíaca máxima na casa dos 183 bpm.

Frequências cardíacas recomendadas

Cada atividade requer uma frequência cardíaca específica. Uma caminhada, por exemplo, pede uma média de 55% da FCM, ou seja, cerca de 102 bpm em pacientes com 35 anos. Um trote pede 65%, ao passo que uma corrida leve exige média de 75%. Por fim, na corrida intensa, a frequência cardíaca vai a cerca de 95% da FCM.

Formas de medir a frequência cardíaca

O ideal é medir a frequência cardíaca com um frequencímetro, porém há outros métodos para coletar essa informação.

Medir a frequência cardíaca no punho

Coloque os dedos indicador e médio esticados sobre a parte interna do punho, logo abaixo da base do polegar. Depois, pressione firmemente o local com os dedos esticados até sentir a pulsação.

Medir a frequência cardíaca no pescoço

Para obter esse dado a partir do pescoço, coloque os dedos indicador e médio nas partes macia e oca da lateral do pescoço. Pressione firmemente o local até sentir a pulsação.

Medir a frequência cardíaca ao encontrar o pulso

Conte os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4. O resultado será o número de batimentos por minuto. Assim, se a contagem chegar a 16, é sinal de que a frequência da pessoa naquele momento é de 64 batimentos por minuto.

Foto: © S_L - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como medir a frequência cardíaca', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.