Mosquito da dengue: como identificar

O mosquito da dengue - e que também transmite a zika, chikungunya e febre amarela em meio urbano - é o Aedes aegypti. A espécie vive nas cidades e tem hábitos diurnos, diferentemente do Anopheles, vetor da malária. Apenas as fêmeas do mosquito da dengue picam seres humanos e passam a doença.

Como identificar o mosquito da dengue

O mosquito da dengue é preto com manchas brancas características no corpo e, principalmente, nas pernas. O animal mede no máximo 1 centímetro e prefere picar durante o dia. O mosquito da dengue não emite sons audíveis ao voar e prefere ambientes com pouca luz. O Aedes tem por hábito praticar voos mais baixos e, por isso, suas picadas ocorrem geralmente do joelho para baixo.

Picada do mosquito da dengue

A picada do mosquito da dengue é normalmente imperceptível, pois não dói ou coça. O animal costuma picar nas primeiras horas do dia, quando o sol ainda não está tão forte. Por ter preferência por ambientes com pouca luz, é normal que ele realize suas picadas dentro das casas.

Diferença entre mosquito da dengue e pernilongo

O mosquito da dengue e o pernilongo Culex são os dois mosquitos mais urbanos do mundo. Ambos proliferam no calor do verão e procuram as sombras das casas para picar e se alimentarem do sangue humano. No entanto, algumas diferenças cruciais entre os dois mosquitos nos ajudam a identificar com clareza o mosquito da dengue.

A principal delas é sobre os criadouros dos mosquitos. Enquanto o pernilongo coloca seus ovos em água suja e rica em matéria orgânica, o Aedes utiliza água parada e limpa. Assim, ovos de mosquito em água de esgoto, por exemplo, não vai gerar mosquito da dengue, mas Culex.

Já nascidos, os dois mosquitos também se diferem sobre os hábitos para picar. Se ambos picam dentro de casa, o mosquito da dengue prefere o dia. Já o pernilongo incomoda os seres humanos durante a noite e madrugada.

Foto: © Luciano Cosmo - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Mosquito da dengue: como identificar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade