Gordura no fígado: sintomas e tratamento

A presença de gordura no fígado recebe o nome técnico de esteatose hepática]. O acúmulo prolongado de gordura nas células do fígado pode provocar quadros de inflamação e desencadear problemas mais graves como a hepatite gordurosa e mesmo casos de cirrose.

Causas da gordura no fígado

Em geral, os casos de gordura no fígado são provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas. No entanto, também há uma série de causas não alcoólicas para a ocorrência de gordura no fígado. Sobrepeso e obesidade, diabetes, desnutrição e perda brusca de peso e sedentarismo são todos fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado.

Sintomas da gordura no fígado

Os quadros iniciais e leves do acúmulo de gordura no fígado são assintomáticos. Em um segundo momento, o paciente começa a se queixar de dores na região abdominal, fadiga excessiva e perda de peso. Além disso, exames apontam o aumento do volume do fígado. Em situações mais avançadas, em que o quadro inflamatório já está instalado, os sintomas se agravam, com hemorragias, icterícia e acúmulo de líquido na cavidade abdominal.

Como tratar a gordura no fígado

O tratamento do acúmulo de gordura no fígado depende fundamentalmente da determinação da causa do problema, que deve ser combatida. Em casos de esteatose hepática alcoólica, por exemplo, é fundamental a interrupção do uso de álcool. Em geral, o tratamento não demanda uso de medicação e se baseia na adoção de um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos.

Dieta para quem tem gordura no fígado

A dieta para quem tem gordura no fígado deve ser balanceada, pobre em carboidratos e gorduras saturadas e rica em frutas, legumes, verduras e, de modo geral, alimentos naturais. Também é importante consumir alimentos ricos nas chamadas gorduras boas, como as oleaginosas, abacate e alguns peixes (salmão, sardinha e atum).

Tratamento natural da gordura no fígado

Alguns chás auxiliam no combate à presença de gordura no fígado. O principal deles é o chá de carqueja. Além disso, uma solução de cebola também pode ser utilizada.

Gordura no fígado tem cura

O acúmulo de gordura no fígado tem cura. Para isso, é fundamental seguir as orientações do médico de maneira estrita. Também é importante que o diagnóstico da esteatose seja feito de maneira precoce para evitar as graves complicações da doença.

Foto: © Alexey Grigorev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Gordura no fígado: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade