Complemento vitamínicos: como tomar e riscos

As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para a vida do ser humano. O organismo não as fabrica e, por isso, devemos obtê-las por meio da alimentação ou, quando houver indicação de uso, com ingestão de complementos vitamínicos.

Como tomar vitaminas corretamente

As vitaminas são micronutrientes que o organismo humano necessita em pequenas quantidades para melhorar o sistema imunológico. Normalmente, as vitaminas são encontradas nos alimentos, mas podemos também incorporá-las por meio de complementos alimentícios líquidos ou sólidos. É fundamental, porém, que esses produtos tenham seu consumo controlado para garantir sua eficácia e não sobrecarregar os órgãos.

Riscos dos complementos vitamínicos

É necessário consultar um médico antes de tomar vitaminas já que algumas delas podem provocar efeitos colaterais graves em pacientes portadores de doenças crônicas, especialmente as cardiovasculares, e que tomam outros medicamentos. Deve-se ler atentamente a bula dos complementos vitamínicos para evitar overdose e, em caso de reação alérgica ou qualquer outro efeito colateral, é urgente interromper o uso da vitamina e consultar um médico.

Quando tomar complementos vitamínicos

É necessário se alimentar corretamente enquanto se faz um tratamento com complemento vitamínico. Por conta disso, as vitaminas devem ser tomadas junto com as refeições ou imediatamente depois. Recomenda-se fixar um horário para ingestão das pílulas e evitar pular um dia de uso. A falta de constância no consumo faz com que as vitaminas não sejam absorvidas corretamente e percam eficácia.

Complementos vitamínicos antes de dormir

Algumas vitaminas devem ser tomadas de estômago vazio e, por isso, o momento antes de dormir é ideal. O cálcio é uma dessas substâncias que podem ser ingeridas antes de dormir. Além disso, ele é um relaxante muscular natural e auxilia no sono. Por outro lado, vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K são absorvidas mais facilmente quando há uma fonte alimentar de gordura no estômago.

Duração do uso de complementos vitamínicos

É importante seguir as indicações do médico pois tomar complementos vitamínicos em quantidade exagerada, principalmente as lipossolúveis e os minerais, pode sobrecarregar órgãos como o fígado e os rins e provocar problemas de saúde. Não tome complementos vitamínicos por mais tempo do que o recomendado por um especialista.

Foto: © mtphoto19 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Complemento vitamínicos: como tomar e riscos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade