Dificuldade de concentração: o que pode ser

Setembro 2017

Muitas pessoas sofrem com dificuldades para se concentrar e realizar tarefas simples do dia a dia. Esse sintoma pode indicar uma série de problemas, desde apenas cansaço até depressão e, por isso, precisa ser avaliado com cuidado.


Causas de dificuldade de concentração

Quando algo vai mal no campo emocional, geralmente a concentração se perde. Desemprego, morte de pessoas queridas, problemas em relacionamentos e outras distrações são as principais causas da dificuldade de concentração, que precisa ter essa dor emocional tratada para minimizar os sintomas.

Doenças que podem causar dificuldade de concentração

Além dos aspectos emocionais, a dificuldade de concentração pode indicar doenças como anemia, depressão e ansiedade. Em alguns casos, o uso de medicamentos para doenças graves também pode gerar uma dificuldade de se concentrar.

O que é déficit de atenção

Esse mal se caracteriza como o momento em que há dificuldade de se concentrar por muito tempo. O déficit de atenção é causado por fatores genéticos e externos, que prejudicam o desempenho escolar, no trabalho e nos relacionamentos. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) deve ser diagnosticado por um especialista e pode ser tratado.

Como aumentar o poder de concentração

Algumas atitudes aumentam o poder de concentração, tais como reorganizar tarefas e rotinas, cuidar do lado emocional, tirar de perto tudo o que pode causar distração, manter uma alimentação equilibrada e procurar um médico, caso os sintomas persistam.

Foto: © Marcos-Mesa-Sam-Wordley - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 31 de agosto de 2017 às 13:25 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Dificuldade de concentração: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.