Tratamento da dengue

A dengue é uma doença sem tratamento específico. Desta forma, o tratamento é feito com o combate aos sintomas da doença.

Tratamento da dengue

Pode ser necessário, por exemplo, fazer o uso de antitérmicos para baixar a febre ou uso de analgésicos contra as dores no corpo. É essencial repousar em caso de fortes de dores no corpo e beber bastante água durante o período de recuperação.

Tratamento da dengue hemorrágica

O tratamento da dengue hemorrágica é o mesmo da dengue clássica. No entanto, como a forma hemorrágica da doença é mais grave pode ser necessária a internação do paciente e administração de hidratação endovenosa. A hospitalização é mais comum quando a doença afeta crianças, idosos ou outros grupos com baixa imunidade.

Transmissão da dengue

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O inseto também é o transmissor do vírus zika e da chikungunya.

Prevenção da dengue

A prevenção da dengue é feita, fundamentalmente, com o controle dos criadouros do mosquito. Para isso, é necessário evitar o acúmulo de água parada e limpa. Desta forma, deve-se retirar a água dos vasos de planta, virar garrafas vazias, limpar as calhas, entre outras atitudes.

Vacina da dengue

Atualmente, diversas universidades e laboratórios farmacêuticos têm estudado o desenvolvimento de vacinas contra a dengue. Uma delas, produzida pela empresa francesa Sanofil-Pasteur, já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização no Brasil. O produto, porém, só está disponível na rede privada e deve ser tomado por pessoas entre 9 e 45 anos e que já tiveram a doença. O Instituto Butantã, de São Paulo, desenvolve atualmente uma vacina contra a dengue que deve ser inserida na rede pública de saúde caso apresente eficácia alta.

Foto: © Blaj-Gabriel - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tratamento da dengue', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade