Intolerância alimentar: sintomas e causas

A intolerância alimentar costuma se manifestar pouco tempo depois de uma pessoa ingerir determinado alimento. Ela é causada por uma dificuldade de digerir corretamente o produto.

Sintomas de intolerância alimentar

Os sintomas mais comuns de intolerância alimentar incluem diarreia ou prisão de ventre, sensação de barriga inchada, gases, dor abdominal, vômito, enjoo, dor de cabeça, enxaqueca, depressão, acne e dificuldade para emagrecer.

Causas da intolerância alimentar

A principal causa da intolerância alimentar é uma deficiência ou ausência de determinada enzima digestiva. Ela também pode ter origem genética, surgir por conta da ingestão de medicamentos, por conta de alterações anatômicas ou por comprometimento de alguma glândula que atue na digestão. Muitas vezes, a intolerância alimentar pode ser confundida com uma alergia alimentar e, por isso, deve ser avaliada por um especialista, que prescreverá o tratamento adequado.

Como diagnosticar a intolerância alimentar

Um especialista poderá sugerir que o paciente faça o teste da provocação, ou seja, ingerir o alimento e observar se os sintomas aparecem ou não e, então, retirá-lo da alimentação para verificar se os sintomas desaparecem. Exames específicos que avaliam a mediação da imunoglobulina G (IgG) no sangue também ajudam a detectar intolerâncias alimentares.

Tratamento para intolerância alimentar

O tratamento para a intolerância alimentar deve ser feito excluindo determinado alimento ou aditivo alimentar da dieta do paciente. Em casos de intolerância alimentar por parte de crianças, há boas chances de o problema desaparecer ou ter seus sintomas reduzidos com o crescimento.

Foto: © absolutimages - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Intolerância alimentar: sintomas e causas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade