Dissulfiram: remédio do alcoolismo


O dissulfiram é um medicamento indicado para ajudar a parar de beber, já que provoca alguns efeitos colaterais desagradáveis quando tomado com álcool. Seu uso, no entanto, deve obedecer a prescrição médica e, em geral, não pode ser usado como único método no tratamento de dependentes químicos. A terapia deve envolver acompanhamento psicológico.

Indicações do dissulfiram

Esse medicamento é indicado para casos de alcoolismo crônico, já que previne a ingestão de bebidas por conta de suas reações. Esse remédio necessita de receita médica para ser adquirido.

Como tomar o dissulfiram

Ele deve ser tomado de acordo com a indicação médica, porém geralmente o dissulfiram é ingerido na forma de dois comprimidos por dia, em dose única, durante duas semanas. Depois, a dose pode ser reduzida para um comprimido diário.

Efeitos colaterais do dissulfiram

Urticária na pele, sonolência, sensação de cansaço, dor de cabeça, perda da libido, depressão e perda de memória são alguns efeitos que podem surgir quando se ingere o dissulfiram.

Contraindicação do dissulfiram

O dissulfiram não deve ser ingerido por pacientes com doenças no coração ou fígado, psicoses, diabetes, epilepsia, tirotoxicoses, nefrites agudas e crônicas ou cirrose. O medicamento também não deve ser utilizado por pessoas que possam ter ingerido bebidas alcoólicas, preparados contendo álcool, paraldeído ou metronidazol nas últimas 24 horas.

Foto: © Jan Mika - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dissulfiram: remédio do alcoolismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade