Sintomas da menopausa aos 50 anos

A menopausa, causada pela interrupção do funcionamento dos ovários, que param de ovular e produzir estrogênio, é um processo inevitável e que acomete todas as mulheres. Aos 50 anos, ela já chegou para grande parte das mulheres e, em alguns casos, pode gerar efeitos desagradáveis.

Sintomas da menopausa aos 50 anos

Os principais sintomas da menopausa aos 50 anos são:

Ondas de calor

As ondas de calor, também chamadas de fogachos, são o sintoma mais conhecido da menopausa. Eles podem permanecer por vários anos até que o equilíbrio hormonal seja alcançado novamente. Os fogachos geralmente começam com uma súbita sensação de calor no tórax e no rosto, que rapidamente se torna generalizada. Essas ondas duram de três a quatro minutos e surgem com mais frequência durante a noite.

Atrofia vaginal

A atrofia da vagina é causada pelo afinamento do epitélio vaginal e causa sintomas de secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual. Ocorre ainda redução do desejo sexual e da lubrificação vaginal. Infecções urinárias recorrentes também são um problema para muitas mulheres nesse período.

Depressão e alterações do humor

Algumas mulheres podem desenvolver sintomas como tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração e desinteresse por atividades normais, além de alterações do sono.

Perda da elasticidade da pele

A longo prazo, há a perda da elasticidade da pele nas mulheres em período de menopausa. Há ainda a perda de elasticidade dos seios, perda de força e brilho dos cabelos, redução da saúde dos dentes e gengivas, dores nas costas e em algumas articulações.

Tratamento da menopausa

A menopausa deve ser controlada para que sintomas desagradáveis não apareçam. Por isso, algumas mulheres fazem reposição hormonal, que deve durar cerca de cinco anos, em média. O estrogênio pode ainda ser administrado diretamente na vagina para aliviar a secura na região. Antidepressivos são indicados em alguns casos, além do controle do nível de cálcio no sangue para evitar a osteoporose.

Foto: © Jeanette Dietl - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas da menopausa aos 50 anos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade