Principais benefícios da canela

Julho 2017

A canela é uma especiaria rica em benefícios para a saúde. É conhecidamente benéfica no combate ao diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue, além de contribuir para o emagrecimento e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides. Também possui ação antioxidante e anti-inflamatória.


Para que serve a canela

A canela é rica em cromo, que melhora a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico. Ela conta, ainda, com o polifenol MHCP, que pode melhorar a ação da insulina nas células. Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos, que neutralizam radicais livres e previnem o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o mal de Alzheimer e tumores.

Benefícios da canela em pó

A canela previne e controla o diabetes, previne doenças cardiovasculares, reduz o LDL no sangue, os triglicerídeos, retarda o envelhecimento precoce, combate resfriados e contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico.

Quanto ingerir de canela

A quantidade indicada de canela varia entre 1 e 6 gramas ao dia, o que equivale a meia ou até uma colher de chá. Deve-se obedecer a recomendação médica.

Como ingerir a canela

A canela em pó ou em pau possui os mesmos benefícios. Ela pode ser ingerida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. Doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, também ficam bons com essa especiaria.

Canela e gengibre para resfriados

A canela estimula o sistema imunológico e o gengibre possui ação anti-inflamatória, que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse.

Contraindicações da canela

A ingestão da canela não é indicada para gestantes em qualquer fase da gravidez, já que a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é recomendado para lactantes e bebês. Pessoas com problemas de fígado ou nos rins devem consultar seu médico antes de fazer uso da canela.

Canela em pó emagrece

A canela é uma importante aliada na busca por perder os quilos a mais pois ela diminui o apetite. Além disso, substituir o açúcar por canela na hora de adoçar os alimentos reduz a quantidade de calorias ingeridas, bem como evita outros malefícios associados ao consumo de açúcar. Por fim, a canela apresenta ação termogênica, aumentando a atividade metabólica.

Foto: © joseelias - 123RF.com

Veja também

Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 14 de julho de 2017 às 09:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Principais benefícios da canela', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.