Açaí: benefícios e calorias

O açaí é um fruto roxo da região amazônica bastante consumido por praticantes de musculação e atividade física intensa. Seu sabor e a possibilidade de combinações, no entanto, lhe garante sucesso também junto ao público em geral. Apesar de sua ocorrência se dar praticamente apenas no Brasil, o açaí foi registrado por uma empresa japonesa em 2003 e o país só conseguiu reaver a 'patente' quatro anos depois.

Propriedades nutricionais do açaí

O açaí é um fruto bastante rico em vitaminas e minerais. Em sua composição estão presentes vitamina B1, B2 e C, além de ferro, fósforo e cálcio.

Benefícios do açaí

O açaí traz benefícios para a saúde do coração, protegendo principalmente contra a aterosclerose, ou seja, o enrijecimento das artérias, o que afeta a circulação do sangue. Além disso, ele é capaz de reduzir o colesterol, o que também colabora para o bom funcionamento do coração, já que previne o acúmulo de gordura nas artérias.

Açaí antioxidante natural

O açaí é rico em antocianinas, tipo de antioxidante que está relacionado com uma série de benefícios para a saúde, tais como prevenção de alguns tipos de câncer, fortalecimento do sistema imunológico e capacidade anti-inflamatória. Por fim, esse antioxidante hidrata e rejuvenesce a pele.

Calorias do açaí

Diferentemente do que muita gente pensa, o açaí não é uma fruta altamente calórica. Cada 100 gramas de açaí contêm apenas 65 calorias, valor similar ao presente na manga e maçã, frutas que não tem a má fama do açaí. O grande problema do consumo de açaí para a manutenção do peso são os aditivos colocados nos copos de tigelas ofertados em lanchonetes e casas de sucos, especialmente o extrato de guaraná e caldas industrializadas. Tente sempre consumir o açaí o mais puro possível ou misturado com outras frutas.

Açaí engorda

Como já dito, o açaí não engorda. O problema são os aditivos, principalmente o extrato de guaraná, misturados à polpa da fruta em casas de sucos. O açaí seco, aliás, pode ser um bom auxiliar para a perda de peso já que é rico em fibras e pobre em calorias. Consumir o açaí seco num lanche ou acrescentado em uma vitamina com leite desnatado e granola pode ser uma opção saudável para o período entre as refeições.

Foto: © Paulo Vilela - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Açaí: benefícios e calorias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade