Alimentos ricos em magnésio

As sementes, frutas secas e alguns vegetais são exemplos de alimentos ricos em magnésio, mineral utilizado na síntese de proteínas e no transporte de energia, ajudando na transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares.

Lista de alimentos ricos magnésio

Sementes como a de abóbora e girassol, bem como amêndoa, avelã, castanha-do-Pará, e vegetais como acelga, espinafre, beterraba, além do leite desnatado, suco de laranja, arroz integral e frutas como banana, abacate e ameixa são as principais fontes de magnésio.

Consumo recomendado de magnésio

Recomenda-se que um adulto saudável consuma uma quantidade que varia de 310 mg a 420 mg de magnésio por dia para manter uma vida saudável e o bom funcionamento cerebral.

Sinais da falta de magnésio no organismo

A baixa concentração dessa substância no organismo pode gerar sintomas como depressão, tremores e insônia, insuficiência cardíaca, osteoporose, pressão alta, diabetes, tensão pré-menstrual, insônia, câimbras, falta de apetite, sonolência e falta de memória.

Quando tomar suplemento de magnésio

A suplementação com magnésio é recomendada apenas quando os valores da substância no sangue ficam abaixo de 1mEq por litro de sangue, em caso de contrações uterinas precoces durante a gravidez ou em caso de vômitos ou diarreias, quando há muita perda de magnésio.

Foto: © Fotolia.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Alimentos ricos em magnésio', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade