Como cuidar dos olhos secos

A sensação de olhos secos causa muito desconforto e é causada pela ausência de lubrificação adequada. Ela pode, inclusive, gerar problemas de visão se não for tratada adequadamente.

Causas dos olhos secos

Os olhos secos são causados pela falta de lágrima, que é fundamental para a lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares, tais como a córnea e a conjuntiva. Outras causas podem ser a Síndrome do Olho Seco, ou Síndrome da Disfunção Lacrimal.

Sintomas dos olhos secos

Quando os olhos estão secos, há sintomas como ardor nos olhos, coceira, olhos vermelhos, visão turva, sensação de areia nos olhos e desconforto quando se lê ou assiste à televisão.

Quando os sintomas de olho seco aumentam

Há alguns casos em que a ocorrência dos olhos secos é maior, tais como em pessoas acima dos 40 anos, em mulheres, devido às alterações hormonais da menopausa ou uso de anticoncepcional, uso de lentes de contato, clima seco, uso de medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos, antidepressivos, alguns remédios para acne e descongestionantes ou cirurgias a laser nos olhos.

Como diagnosticar o olho seco

Ao consultar um especialista, ele fará um exame ocular, levará em conta suas informações pessoais e pode ainda medir o volume secretado de lágrimas do paciente. Além disso, o oftalmologista pode realizar testes para determinar a qualidade das lágrimas.

Como combater a sensação de olho seco

O colírio de lágrima artificial é muito utilizado nesses casos. Pode ainda ser necessário fechar algum dos dutos lacrimais, que drenam as lágrimas, para evitar sua perda. Isso é feito com plugs de silicone, que, em alguns casos, podem ser removidos.

Como evitar os olhos secos

Algumas medidas ajudam a reduzir a ocorrência desse sintoma, tais como descansar os olhos, piscar com mais frequência, beber bastante líquido, umidificar o ambiente, não fumar, usar óculos de sol, higienizar os olhos e, se necessário, fazer complementações com ômega 3.

Foto: © jgolby - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como cuidar dos olhos secos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade