Uso de queratina para o cabelo

Existem diversos procedimentos para nutrir, reconstruir e alisar todos os tipos de cabelo utilizando a queratina. Saiba mais sobre eles.

O que é queratina

A queratina é uma proteína rica em enxofre presente de forma natural no cabelo e também nas unhas. Além disso, ela pode ser incorporada de forma artificial aos fios por meio de diversos procedimentos para nutrir, reconstruir e alisar todos os tipos de cabelo.

Função da queratina

A queratina proporciona resistência e rigidez a todas as partes do corpo onde é encontrada, principalmente cabelo e unhas. Por isso, muitas pessoas fazem uso de suplementação de queratina para fortalecer estas partes do corpo.

Queratina para o cabelo

O uso de queratina beneficia qualquer tipo de cabelo, mas os tipos mais crespos e difíceis de pentear são os que mais percebem as qualidades da proteína. Tratamentos com queratina nutrem, reconstroem e dão brilho aos fios, além de ajudar a reduzir o tempo que o cabelo leva para secar e estimulam o crescimento dos fios. Estes tratamentos podem se estender por até seis meses dependendo do tipo de queratina empregada e a estrutura do cabelo.

Tratamento caseiro com queratina

Os tratamentos caseiros de queratina permitem recuperar a beleza natural do cabelo de forma fácil e barata, ainda que exija que a mulher passe algumas horas diante do espelho. Atualmente, existe uma variada gama de produtos que contêm queratina em farmácias e lojas especializadas e você deve escolher aquela que melhor se adapte ao seu tipo de cabelo. Siga as instruções do rótulo de maneira estrita para que o tratamento tenha sua eficácia potencializada.

Desvantagens do tratamento com queratina

Alguns produtos com queratina contêm também formol em sua composição, o que pode ser perigoso para a saúde. Por conta disso, recomenda-se ler o rótulo com atenção e evitar as marcas que utilizem formol, normalmente apresentado nas embalagens como formaldeído. Além disso, deve-se passar ao menos três dias sem lavar o cabelo ou realizar outros procedimentos após a aplicação de queratina.

Foto: © Trifonov Igor - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Uso de queratina para o cabelo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade