Calo ósseo - Definição

Maio 2017


Definição de calo ósseo

Após uma fratura, o organismo é capaz de fabricar novamente o osso e, com isso, ocorre um aumento da espessura óssea a fim de favorecer a cicatrização do osso: é o chamado calo ósseo. A duração total desse fenômeno dura, em média, algumas semanas, mas isso depende do osso em questão, da localização da fratura e da idade do indivíduo. Uma criança em pleno crescimento terá muito mais facilidade em criar rapidamente um calo, que poderá, depois de algum tempo, formar um osso tão sólido quanto antes da fratura. O calo ósseo reproduz a forma inicial do osso antes da fratura, com a exceção das ocorrências de calo vicioso, quando o formato adquirido difere do original.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 14:41 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Calo ósseo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.