Fontes e benefícios do selênio

O selênio é um mineral essencial - também chamado de oligoelemento - que permite ao organismo humano desenvolver suas funções corretamente.

Para que serve o selênio

O selênio fortalece o sistema imunológico. Ele também é um poderoso antioxidante e impede a formação de radicais livres que afetam o organismo e aceleram o envelhecimento. Além disso, o selênio atua no funcionamento da glândula tireoide.

Excesso e carência de selênio

Tanto a carência quanto o consumo excessivo de selênio geram problemas de saúde. Níveis altos de selênio estão relacionados a casos de depressão e transtornos cardiorrespiratórios. Já a falta de selênio aumenta o risco de se sofrer de psoríase e problemas da tireoide.

Dose de diária de selênio

A necessidade de incorporar selênio à dieta aumenta conforme a idade do paciente. A ingestão diária recomendada em adultos fica entre 55 e 75 microgramas (μg). Bebês precisam de apenas 15 μg, adolescentes no máximo 55 μg e mulheres que estão amamentando precisam de 70 μg diárias de selênio.

Alimentos ricos em selênio

Peixes e crustáceos têm alta concentração de selênio. Cada 100 gramas de atum, por exemplo, possui 115 microgramas de selênio. Ostras (65 μg), mexilhões (48 μg) e camarão (31 μg) também possuem boas taxas de selênio, assim como alguns tipos de peixe como cavalinha, linguado, salmão e sardinha.

Carnes e embutidos também são fontes de selênio. Neste grupo, o fígado de cordeiro é o mais rico em selênio, com 98 microgramas. Logo depois, aparece o fígado de frango, com 71 μg. Salsicha, paleta de cordeiro e o frango de maneira geral também têm bastante selênio.

Por fim, podemos citar outros alimentos ricos em selênio como massas (farinhas, macarrão, pão), cereais e leguminosas, como arroz, aveia, lentilhas e feijão, e oleaginosas, tais como nozes, pistache e amêndoas. Além disso, existem frutas fontes de selênio como a banana, abacate, kiwi, melancia e morango.

Bebidas ricas em selênio

Entre as bebidas, há selênio no chá preto, café, cerveja e vinho. Apesar disso, as bebidas não devem ser ingeridas em quantidade excessiva pois estão associadas a problemas de saúde como obesidade e diabetes tipo 2.

Foto: © Roman Tsubin - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Fontes e benefícios do selênio', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade