Como tratar garganta inflamada em bebês


É muito comum bebês sofrerem de inflamações na garganta e, na maioria dos casos, o pediatra receita remédios como paracetamol ou ibuprofeno, além de antibióticos em casos mais graves. Porém, algumas medidas caseiras ajudam a minimizar esses sintomas e reduzir o desconforto.

Como tratar a garganta dos bebês em casa

Um banho com água morna ajuda a fluidificar as secreções, bem como suco de laranja, que tem a função de elevar as defesas do organismo. Outra medida é lavar o nariz do bebê com soro fisiológico, caso existam secreções, além de agasalhar a criança e não expor o pequeno a ventos ou temperaturas baixas.

Sintomas da dor de garganta em bebês

Os bebês com dor de garganta geralmente se recusam a comer ou a beber, choram quando engolem e apresentam secreções ou tosse. Eles podem, ainda, apresentar febre, náuseas, dores na barriga e garganta com pus.

Alimentação para bebês com dor de garganta

Como a garganta deles está frágil e dolorida, a alimentação deve ser feita com alimentos moles a partir dos seis meses de idade. Sopas ou caldos mornos são ideais. Água e chás devem ser dados à vontade, pois eles ajudam a limpar a garganta e eliminam secreções. O mel também ajuda a hidratar a garganta e alivia o desconforto.

Foto: © Marina Pleshkun - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como tratar garganta inflamada em bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade