Alimentação de resfriados


Uma pessoa resfriada deve combinar o tratamento medicamentoso com algumas alterações na alimentação que auxiliem e acelerem a recuperação. Confira as dicas de comidas e bebidas que devem ter seu consumo aumentado durante a doença e aquelas que precisam ser evitadas para impedir o agravamento do resfriado.

O que comer

A alimentação de uma pessoa resfriada deve restringir o consumo de comidas gordurosas. Por outro lado, o paciente deve aumentar o consumo de frutas e verduras ricas em vitamina C, que protegem dos ataques de vírus. Entre as fontes, as que mais se destacam são laranja, tangerina, kiwi, goiaba e morangos. Já as verduras ricas em vitamina C são pimentão e repolho. Por fim, alho e cebola são alimentos que funcionam como descongestionante nasal.

O que beber

Acima de tudo, deve-se beber bastante líquido, especialmente água, para evitar a desidratação. A quantidade de água por dia, normalmente recomendada de 2 litros, pode ser elevada para cerca de 2,5 litros. Além disso, pode-se beber leite quente, sopas, caldos e chocolate quente. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser reduzido.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Alimentação de resfriados', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade