Cistite intersticial: sintomas e causas

A cistite intersticial é uma doença crônica que gera dor na bexiga e pelve. Sua ocorrência não traz graves problemas para a saúde, mas provoca grande desconforto.

Sintomas da cistite intersticial

A cistite intersticial gera confusão nos sinais de que é necessário urinar. Geralmente, a pessoa sente vontade de urinar com muita frequência, mas a bexiga não está cheia. Mais comum entre mulheres, a cistite intersticial interfere na qualidade de vida, já que provoca dor na pélvis e no períneo e dor durante a atividade sexual.

Causas da cistite intersticial

Embora a causa desse mal ainda não seja totalmente conhecida, sabe-se que pessoas com essa doença têm um problema no revestimento protetor da bexiga (epitélio), que pode permitir que as substâncias tóxicas da urina irritem o local. Fatores como doença autoimune, hereditariedade, infecções e alergias também podem contribuir.

Diagnóstico da cistite intersticial

O médico fará a identificação da doença por meio dos relatos do paciente e através de um exame pélvico, de urina, cistoscopoia e biópsia.

Tratamento da cistite intersticial

O tratamento tem o objetivo de controlar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente, porém podem ser necessárias mudanças na dieta, fisioterapia, medicações orais, estimulação nos nervos da bexiga, acupuntura e cirurgia.

Possíveis complicações da cistite intersticial

Embora possa ser tratada, a cistite intersticial pode causar complicações em casos mais extremos, que vão desde a redução da capacidade da bexiga, problemas sexuais e estresses emocionais, incluindo depressão.

Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cistite intersticial: sintomas e causas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade