Bursite: causas, sintomas e tratamento

A bursite é uma inflamação das bursas, pequenas bolsas situadas entre duas estruturas musculo-esqueléticas das articulações. As bursas se situam nos ombros, cotovelos, mãos, quadril, joelhos, tornozelos e pés. Elas contêm líquido sinovial e protegem as articulações de pressões externas. Geralmente benign, a bursite pode se agravar se o membro afetado não for posto em repouso.

Definição de bursite

A bursite se manifesta por meio de uma inflamação das bolsas que agem como amortecedores entre dois tendões, entre a pele e um tendão ou entre o osso e o tecido. Localizadas no nível das costas, dos cotovelos, das mãos, dos quadris, joelhos, clavícula ou pés, essas bolsas contêm líquido sinovial e protegem as articulações das pressões.

Tipos de bursite

Existem diversos tipos de bursite. As mais comuns são no cotovelo, nas costas, nos pés, na rótula, no tronco, quadris ou joelho.

Sintomas da bursite

Os sintomas característicos da bursite são dor intensa e que piora sem tratamento e repouso, inflamação, vermelhidão e dificuldade de mover a região afetada.

Causas da bursite

Uma bursite pode ser causada por diversos fatores, tais como ferida direta no membro, exercício pouco habitual na articulação, utilização prolongada da articulação, infecção de uma lesão, artrite e preparação inadequada para a prática esportiva.

Fatores de risco da bursite

As pessoas que têm atividades profissionais que exigem movimentação repetitiva são as mais expostas ao problema. Posturas inadequadas também podem provocar bursite. Além disso, fatores hereditários ou metabólicos influenciam o surgimento da doença.

Tratamento da bursite

Mais frequente

Em casos mais leves da bursite, o tratamento é feito com aplicação de gelo na articulação afetada, repouso e uso de anti-inflamatórios e analgésicos.

Em casos graves

Já em casos mais graves, a bursite pode ser tratada com punção do líquido sinovial e ablação da bursa. Se não houver infecção da região afetada também se pode realizar injeção de corticoides. Por outro lado, o uso de antibióticos é aconselhado se o paciente estiver com uma infecção.

Bursite tem cura

A bursite tem cura caso o tratamento seja seguido de maneira correta. Porém, é importante estar atento à causa do problema, como posturas inadequadas ou repetição de movimentos para evitar que o problema volte.

Quando consultar o médico

É recomendável consultar o médico em qualquer caso, especialmente quando as dores e/ou inflamações durarem mais de uma semana, quando os incômodos forem regulares ou em situações de dores violentas.

Foto: © FineShine - Shuttertock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Bursite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade