Bronquite alérgica: como tratar

Novembro 2017

A bronquite alérgica é uma inflamação das principais vias de ar para os pulmões e pode se manifestar tanto na forma aguda quanto na crônica.


Tipos de bronquite alérgica

A bronquite alérgica pode se manifestar de forma passageira (aguda) ou por mais tempo e com alta recorrência (crônica). Geralmente, a forma aguda vem acompanhada de condições como a gripe ou outros problemas respiratórios.

Causas da bronquite alérgica

Geralmente, a bronquite alérgica, em sua forma aguda, é causada por vírus. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, vai para os pulmões. A bronquite crônica geralmente é causada pelo tabagismo ou pela exposição à poluição e gases tóxicos.

Fatores de risco da bronquite alérgica

O hábito de fumar eleva os riscos da bronquite alérgica, bem como imunidade baixa, idade avançada, exposição a agentes irritantes e refluxo gástrico.

Sintomas de bronquite alérgica

Tosse com presença de muco, chiado no peito, ronco, fadiga, dificuldade para respirar, febres e calafrios e mal-estar no peito são alguns sintomas da bronquite alérgica.

Como diagnosticar a bronquite alérgica

Após uma consulta médica, o médico pode solicitar um raio-X torácico, um exame de expectoração, testes de funcionamento do pulmão e oximetria do pulso.

Tratamento da bronquite alérgica

Grande parte dos casos de bronquite se resolvem sozinhos, porém outros pedem antibióticos, xaropes, antialérgicos e inalação.

Remédio caseiro para bronquite alérgica

Alguns chás são os principais remédios caseiros para o tratamento da bronquite alérgica. Entre eles destacam-se o chá de gengibre, de sementes de erva-doce e o chá de malva. É importante lembrar que o consumo desses chás não pode ser exagerado e não substitui os tratamentos convencionais prescritos por um médico.

Complicações da bronquite alérgica

A bronquite crônica ou aguda podem virar uma pneumonia. Há, ainda, chances de ter enfisema, insuficiência cardíaca ou hipertensão pulmonar.

Prevenção da bronquite

A prevenção da bronquite passa fundamentalmente pela interrupção do consumo de tabaco entre os fumantes e prática de atividade física na população em geral já que os exercícios diminuem o risco de baixas imunológicas que podem facilitar a infecção por um vírus. Além disso, crianças de até 5 anos e idosos acima de 60 anos devem tomar anualmente a vacina contra a gripe, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 25 de outubro de 2017 às 09:46 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Bronquite alérgica: como tratar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.