O que fazer para dormir bem

Uma noite mal dormida gera diversos problemas, como redução da capacidade de concentração, alterações de humor e alterações no apetite. Garantir uma noite de sono tranquila é essencial para ter saúde e qualidade de vida.

Estabeleça um horário de dormir

Para que se tenha uma boa noite de sono, é necessário dormir cerca de oito a nove horas por noite. Por isso, é fundamental estabelecer um horário para dormir de acordo com a hora em que você precisará acordar.

Evite ligar a TV no quarto

Para que seu cérebro comece a entender que é hora de dormir, desligue a televisão uma hora antes de ir para a cama. Mantenha-se longe de computadores e celulares também, que prejudicam muito o sono. Uma dica é ouvir uma boa música ou ler um livro para relaxar e induzir o sono.

Crie um local escuro

Apague as luzes do ambiente em que estiver e, se preferir, deixe um abajur ligado. As luzes laranja e azul são ótimas para facilitar o sono.

Tire um cochilo após o almoço

Um cochilo depois do almoço é ideal para relaxar sem comprometer a sua noite de sono. O ideal são dez minutinhos apenas.

Faça exercícios físicos

Quando você pratica exercícios físicos, seu corpo gasta energia e aumenta a necessidade de descanso. O ideal é praticar algo todos os dias, antes das 21h.

Não tome café após as 17h

Alimentos estimulantes como refrigerante de cola, café, chá preto e guaraná não devem ser ingeridos a partir das 17h. Um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto, por exemplo, são ideais para aumentar o sono.

Proteja-se do barulho

O silêncio ajuda a relaxar. Se o local em que você dorme for muito barulhento, compre protetores de ouvido para garantir a tranquilidade ao ir para a cama. Um local confortável, gostoso e com boa temperatura também ajuda a dormir bem.

O que fazer se as dicas não funcionarem

Se nenhuma das dicas citadas acima funcionar, procure um especialista, pois alguns males, como a síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono e alterações hormonais podem prejudicar o sono.

Foto: © lenetstan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'O que fazer para dormir bem', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade