Câncer de bexiga: sintomas e cuidados

A bexiga é o órgão responsável por armazenar a urina. Geralmente, o câncer de bexiga tem início nas células que compõem o revestimento interno desse órgão.

Tipos de câncer de bexiga

Grande parte dos cânceres de bexiga são carcinomas de células transicionais. Outros tipos incluem o carcinoma de células escamosas, que começa nas células finas e planas do órgão, e o adenocarcinoma, que começa nas células que produzem e liberam muco e outras substâncias.

Diagnóstico do câncer de bexiga

Alguns exames ajudam a verificar se o câncer de bexiga já está disseminado. Para a maioria dos tipos de câncer, a biópsia é a única maneira de fazer um diagnóstico definitivo da doença. Para definir o melhor tipo de exame, o médico fará perguntas sobre sintomas, fatores de risco e histórico familiar.

Tratamento para o câncer de bexiga

Após o diagnóstico da doença, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento, mas os principais são cirurgia para retirada do tumor, terapia intravesical, radioterapia e quimioterapia.

Quais especialistas consultar

A equipe médica que cuida do câncer de bexiga deve ser formada por especialistas de diferentes áreas, tais como oncologia, cirurgia e urologia. A abordagem multidisciplinar melhora o prognóstico do paciente.

Foto: © Webicon - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Câncer de bexiga: sintomas e cuidados', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade