Ginseng coreano: para que serve

O ginseng é uma raiz medicinal amplamente utilizada na medicina chinesa. O ginseng coreano ou chinês é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios.

Benefícios do ginseng coreano

Essa raiz é conhecida como 'erva milagrosa', 'raiz que cura todos os males' ou 'raiz da vida eterna' por ter propriedades que retardam o envelhecimento, além de servir como estimulante sexual.

Elementos presentes no ginseng coreano

O ginseng coreano possui saponinas, vitaminas (B, B2, B12, e C), glicosídeos denominados ginosídeos, sesquiterpenos, aminoácidos, ácido fólico, ácido nicotínico, ácidos graxos, enzimas como a amilase e a colina, esteróides (semelhantes aos hormônios sexuais) e sais minerais como ferro, cobalto, cobre, cálcio, magnésio e manganês.

Ação do ginseng coreano

Essa raiz atua como afrodisíaco, analgésico leve, cicatrizante, estimulante do sistema nervoso central, revitalizante físico e psíquico, tônico pulmonar e cardíaco e bloqueador da formação dos radicais livres.

Contraindicações do ginseng coreano

Ele não é indicado em casos de hipertensão aguda, gravidez e doenças agudas. Não há efeitos colaterais se utilizado em doses terapêuticas, mas se deve evitar o uso concomitante com café, chá ou outra substância estimulante.

Como tomar o ginseng coreano

No caso das raízes secas e trituradas em pó, deve-se ingerir de 5 a 10 gramas por dia. Já do extrato seco devem ser ingeridos de 200 a 400 gramas do produto.

Foto: © Viroj Suttisima - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Ginseng coreano: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.