Nariz entupido: o que fazer

Novembro 2017

O nariz entupido, ou congestão nasal, acontece quando os vasos sanguíneos do nariz se inflamam ou quando há muco em excesso, o que dificulta a respiração.


Causas do nariz entupido

O nariz entupido pode ser causado por gripes, resfriados, sinusite ou alegrias respiratórias e costuma desaparecer sozinho em, no máximo, uma semana.

Medidas para aliviar o nariz entupido

Algumas medidas são eficientes para minimizar os sintomas de nariz entupido, tais como tomar um banho quente para que o vapor no banheiro ajude a fluidificar as secreções e o muco, sendo mais fácil de soar o nariz na sequência. Inalações também são eficientes. Lavar o nariz com água morna e sal utilizando um lavador nasal também ajuda a remover o muco, além de fazer uma inalação de água quente e eucalipto.

Alimentos que melhoram o nariz entupido

Alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi, laranja, limão ou tangerina fortalecem o sistema imune, ajudando a combater a doença que está causando a congestão nasal. É recomendável, ainda, beber muitos líquidos, como água, chás ou sucos naturais.

Nariz entupido em bebês

Quando fica com o nariz entupido, o bebê costuma sentir um grande desconforto, mas há algumas medidas que ajudam a aliviar esse sintoma. Usar soro fisiológico para lavar as narinas do bebê ou até mesmo água do mar ajuda muito, bem como realizar uma suave massagem da parte de cima do nariz para a parte de baixo. Se o ar do ambiente estiver muito seco, utilize umidificadores de ar ou deixe uma toalha molhada estendida dentro do quarto do bebê.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 17 de outubro de 2017 às 22:01 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Nariz entupido: o que fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.