Dores lombares: como tratá-las

Dezembro 2017

As dores lombares, também conhecidas como lombalgia, são incômodos na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna, próxima à bacia, e pode ter várias causas.


Tipos de dores lombares

Existem as dores lombares agudas e crônicas. A forma aguda, também conhecida como “mau jeito”, aparece subitamente e desaparece em pouco tempo. Já a crônica é mais comum entre pessoas mais velhas e pode ser permanente.

Causas das dores lombares

Geralmente, a causa desse tipo de dor é postural, porém ela também pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose ou até problemas emocionais.

Como tratar as dores lombares

Na crise aguda de dores lombares deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Não estão indicados tração, manipulação, RPG, cinesioterapia, alongamento e massagem. Nesse caso pode, inclusive, serem ingeridos analgésicos e os anti-inflamatórios. O tratamento cirúrgico está indicado apenas nos 10% dos casos em que a crise não passa entre três a seis semanas.

Como prevenir as dores lombares

A correção postural é muito importante na prevenção das dores lombares, principalmente na maneira de se sentar no trabalho e na escola. Após o final da crise, a prática regular de exercícios físicos apropriados é importante. Não permanecer curvado por muito tempo, dobrar os joelhos e não a coluna ao se abaixar e evitar usar colchão mole demais ou excessivamente duro são outras recomendações.

Foto: © iMarin - Shutterstock.com
Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 13 de outubro de 2017 às 09:19 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Dores lombares: como tratá-las', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
O que é ácido úrico
Tratamento para Doença de Chagas